domingo, 5 de julho de 2009

My 1st day at University of Bath

Bom, iniciamos a segunda cedo (o café da manhã é das 8-9h, inclusive domingo) - lembre-se que o Steve tem que dar café e limpar os quartos (não é fácil essa vida doméstica). Rumamos para a University of Bath de bus (leva uns 15 minutos, subindo uma baita lomba).

Até que nos achamos pela Universidade. Procurei logo o Education Department e lá conheci a Tiggi Tigwell que é a secretária. Olha, não ficamos devendo em nada. Muito boa vontade e gentil, mas bastante atrapalhada. Eu mesma tive que me sentar lado-a-lado para juntas acharmos algumas coisas (Accomodation Office, carta para o banco). Eu noto que o pessoal daqui até tem boa vontade, mas eles não sabem além do trabalho deles. Eles entendem daquilo. Coisas além, já fica difícil.
Ah, quanto à língua, não tive maiores problemas. Uns falam mais rápido, outros têm uma dicção péssima, coisas que também seriam problemas em Português (acho). Mais uma coisa: tu pergunta uma coisinha e eles respondem um coisão. Como desconheço ainda alguns nomes (locais daqui), procuro me concentrar em palavras-chave. Outra dica, tento ler antes de perguntar, dai já tenho uma idéia do que espero.
Já na subida das escadas da Universidade, encontrei o meu orientador aqui, Harry Daniels.

Eu o reconheci de fotos. Já haviamos combinado de have lunch together. Ele é muito acessível, mas não perde tempo: já vai falando de suas pesquisas, seu trabalho e tal. Cabeça a mil. O almoço dele foi uma salada de frutas, enquanto nós estávamos com o prato cheio.
Há vários lugares para se comer na universidade. O restaurante que almoçamos é o Cleverton Rooms; é um restaurante (tipo praça de alimentação) com várias opções: tem sanduiches numa ponta, jacket potato na outra, fruit salads e os pratos quentes com combos (um prato quente + 3 sides (chips, rice, peas, corn, beans, ...) + coffee/tea/juice) por $5.25. E eles enchem o prato. Para nós, é uma boa opção.
Após o almoço, fomos para a sala dele e conversamos sobre a minha pesquisa. O bom é que o Harry conhece a realidade do Brasil. Já esteve até em Pelotas e foi orientador da Profa. Magda Damiani. Eu o presenteei com uma lata de Figo Ramy (da Conservas Simon de Morro Redondo) e a Magda mandou mum CD do Yamandu Costa (ele gosta muito de música brasileira). Eu me senti muito chic, estar conversando com um autor reconhecido internacionalmente. E ele é igual a nós....

Ah, me esqueci de dizer que antes do almoço conseguimos duas façanhas. A primeira é que arranjamos accomodation pela universidade. A universidade dispõe de rooms in campus e off-campus. A nossa é off-campus (John Wood Complex) e fica bem no centro, perto da Meadow Sq (uma área que tem uma pracinha que é uma graça). Primeiro me apavorei, pois achei que seria algo tipo sharing (cozinha, por exemplo). Mas não. É um flat self contained que tem tudo: um quarto, um banheiro e uma cozinha-sala. Tudo básico, mas bem legalzinho. E o melhor: todas as taxas (luz, água, gás) included. E ainda temos acesso banda larga por meio da universidade. Ou seja, o PARAISO. Mas o preço, para nós, é de primeiro mundo. Já uma tacada de $800 de cara por 33 dias. Sim, tais apartamentos são reservados para os PHD students (alguns estão em férias e desovaram do apartamento). O pior agora: o apartamento é até 20 September, pois é quando eles voltam e têm preferência por serem full time (eu sou visiting student).

Tem uma laundrette no ground floor (vamos fazer a lavação no sábado - juntar tudo para pagar menos).

A segunda façanha é que consegui abri a conta bancária no Barclays Bank sem muita dificuldade. Com endereço residencial, número de telefone e tudo mais, foi bem fácil. A gerente foi muito atenciosa. Agora, preciso mandar a proof para a Capes que já estou aqui para poder começar a receber o bem bom.

Nesta primeira noite, ainda tivemos que dormir na pousada, pois o Steve não nos dispensou da pagar a última noite. Bom, se vamos pagar, vamos ficar e enjoy the full English breakfast: pancakes, sausage, egg, grilled mushrooms, bacon and tomatoes, coffee or tea with milk, cereals, jam and orange (or apple juice). Assim, rumamos para o nosso flat no dia seguinte.

E à noite, já fizemos nosso primeiro rango: salad, beans, noodles and a beer. Para começar, está bom. Há milhares de restaurantes e cafés (como já disse), mas quando pensamos no valor, desistimos. Comer em casa é mais barato. E no mercado, também, há milhares de ofertas (variedade) de comidas e bebidas, mas temos que nos conter.